Os chás, além de saborosos, possuem suas finalidades. Pois como a natureza é incrível e diversa, a maioria delas possuem suas propriedades medicinais, capazes de curar dores, problemas respiratórios, aumentar a imunidade, entre outras.
Como há uma grande variedade delas, separei aqui chás que começam com a letra A, confira!
Chá de:
Abacaxi:
Ajuda a emagrecer.
O abacaxi pode ser um grande aliado na dieta. Rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio, ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável, a fruta contém também uma poderosa enzima, chamada bromelina". Além do seu beneficio no controle do colesterol, por ser rico em fibras solúveis, o abacaxi ajuda a diminuir a retenção de líquidos e na digestão".
Agoniada:
O principal benefício atribuído à essa planta é o controle das cólicas menstruais.
Agoniada é como chamamos uma planta de grande porte que possui madeira bem rígida, além da casca bastante amarga. Outras propriedades são: antidepressiva, antissifilítica, purgativa, emenagoga, febrífuga, anticonceptiva e resolutiva.
Alcachofra:
Pode ser uma aliada na perda de peso.
A alcachofra tem a sua origem na Europa, e por lá ela é consumida em muitos pratos, desde receitas grelhadas e cozidas, até na forma de salada. Ele é indicado no tratamento e prevenção de doenças como a retenção de líquidos, graças a sua propriedade diurética e o seu efeito desintoxicante – ou efeito detox – ; doenças do fígado; prisão de ventre, graças ao seu efeito laxante; age contra o acúmulo de gorduras, o que contribui para baixar o colesterol; combate a anemia, graças a riqueza de vitaminas e sais.
Alcaçuz:
Melhora o sistema respiratório e protege o fígado.
A raiz de alcaçuz quando na forma de xarope, produz doces saborosos como a bala de alcaçuz e a gelatina que são muito consumidos nos EUA.
A planta medicinal alcaçuz, abrange propriedades que fazem bem ao trato digestório, rins e até mesmo controle hormonal. A erva pode ajudar com distúrbios diversos também dos aparelhos respiratórios reduzindo crises de asma e amenizando sintomas em episódios de pneumonia.
Alecrim:
Serve para tosse, gripe e doenças respiratórias.
A erva era um dos segredos de rejuvenescimento da rainha Elizabeth da Hungria, que recebeu a indicação do chá de alecrim de um monge, que também prometia saúde e alegria para quem o consumisse. Nessa época o chá de alecrim era bastante utilizado para combater tristeza, especialmente em casos mais severos, como a depressão.
O chá de alecrim vem sendo usado em muitas cerimônias religiosas e também no tratamento de várias doenças devido às suas propriedades antioxidantes. Estudos apontam que o consumo da erva auxilia na melhoria de problemas no fígado, cérebro e coração.
Alfafa:
Excelentes efeitos contra problemas gástricos.
Aparentemente, a alfafa teve origem no centro-sul da Ásia. A alfafa é, normalmente, usada para alimentar animais, mas também um excelente alimento para as pessoas, pois é altamente nutritiva e saborosa. As pessoas mais antigas usavam a alfafa como um medicamento natural para combater as úlceras gástricas, além das dores provocadas pela artrite e para acabar com a retenção de líquido.
É um alimento alcalino rico em sais minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco e sobretudo cálcio, ajuda a eliminar o sódio em excesso no corpo, evitando a ocorrência de gota.
Algodoeiro:
Suas principais propriedades são antiasmáticas, antianêmicas, diurético forte indicado principalmente para infecções renais, antiviral, previne o câncer e aumenta o leite materno
Especula-se que a mesma tenha se originado na Ásia, embora haja registros de muito tempo atrás, 500 a.C., que falam sobre seu cultivo já em países como China, Índia e Egito.
O chá de algodoeiro ajuda no momento da digestão e também auxilia na melhora.do desempenho para um funcionamento mais eficiente das vias urinárias e evita inúmeras leões mórbidas da pele, como, por exemplo,cravos e espinhas. Uma das suas indicações mais consideráveis, são as doenças propriamente femininas, como : menstruação abundante, hemorragias após o parto, dores e inflamações do útero e do ovário, retenção da placenta, insuficiência do leite materno. Aplicado também para ocasionar contrações uterinas. O algodoeiro possui sabor doce (raiz).
Aquileia:
Muito utilizada como analgésica.
Aquileia, ou Mil Folhas como é comumente chamada, é uma planta medicinal naturalmente encontrada no Brasil e principalmente recomendada para pessoas hipertensas.
como Analgésica, a planta mil folhas é eficaz para aliviar diversas dores, em especial dores de cabeça, estomacais e dores de dente. Quem sofre de cólicas menstruais ou ciclos menstruais irregulares também é beneficiado pelo consumo da planta, reduz as cólicas e regulariza.
Aroeira:
Limpa o útero.
Como mencionei acima, o Chá de Aroeira é um poderoso agente antibacteriano e antifúngico. Por esses motivos é que, ao consumi-lo, o útero fica mais saudável e limpo. Por ser cicatrizante e antinflamatório, a parede uterina acaba sendo beneficiada, assim como as demais partes e órgãos do seu organismo.
Arruda:
Aliada contra as varizes e diminui a ansiedade.
A arruda é uma planta aromática e pertence à família Rutaceae. Ela tem origem européia e um cheiro intenso, é considerada um herbácea, utilizada desde a antiguidade, muito conhecida também na medicina natural e para o preparo de sucos.
Por estimular a menstruação, o chá de arruda normaliza o ciclo, mas é importante conversar com o ginecologista sobre os problemas. Sem contar que gestantes não podem tomar o chá de arruda, pois pode causar uma forte hemorragia.
A rutina é mais conhecida como vitamina P e ajuda a aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, melhorando a absorção da vitamina C, que também é oferecida pela erva. A vitamina C é eficaz em melhorar a imunidade do corpo, protegendo as células, produzindo colágeno que constitui as mucosas, ajuda a absorver o ferro no organismo e ainda ajuda na produção do neurotransmissor serotonina.
Benéfico calmante contra a depressão.
O uso dessa planta pode ser bastante benéfico à saúde humana. Suas propriedades lhe confere ações cicatrizantes, antisséptica, analgésica, depurativa e antimicrobiana. Além disso, a planta é considerada digestiva, antiepilética e calmante.
Seu uso é indicado principalmente em casos de bronquite e tosse persistente.
A planta assa peixe é um arbusto que chega a alcançar os três metros de altura. Dizem que o mel produzido por abelhas em regiões próximas à esse arbusto é suave e delicioso, com sabor semelhante ao mel de laranjeira.
Seu uso é eficaz também para tratar gripes e resfriados, por ter propriedades expectorantes.
O que pouca gente sabe é que o assa-peixe também é eficaz no tratamento das dores musculares. Para amenizar a dor, deve ser feito o uso tópico do mesmo chá em compressas no local afetado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário