quinta-feira, 28 de junho de 2018

Chás - Letras D,E,F



Há plantas incríveis, que muita gente não sabe que pode ser consumido em forma de chá. Eu por exemplo tenho recordações do dente de leão quando criança. Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, deve ter assoprado um fruto do dente-de-leão, talvez na esperança de ter o que se deseja.

O dente-de-leão também está relacionado à ideia do desprendimento e da viagem. As sementes desta planta parecem representar perfeitamente as fases, os ciclos de vida que cada um de nós tem que cumprir.

Dente de leão


O dente de leão nos ajuda a eliminar líquidos e evitar sua retenção. Suas raízes, tostadas e moídas, podem funcionar como um substituto do café, sem cafeína nem estimulantes.
O dente de leão é um grande purificador que elimina as toxinas acumuladas no corpo devido a má alimentação, maus hábitos, sedentarismo etc.
Apresentaremos todas as propriedades desta planta, que todos devem tomar por um tempo e, especialmente, aqueles que sofrem de hipertensão, gota, retenção de líquidosproblemas de pele, entre outros. É comestível e pode substituir o café.

Entre outros componentes, a planta contém vitaminas A, B e C, ácido fólico, potássio, silício, ferro e taninos, e suas principais propriedades são:

• É depurativa: elimina as toxinas do corpo, sendo especialmente recomendada para problemas de saúde que precisam eliminar toxinas, como o colesterol, ácido úrico ou gota, diabetes, pedras nos rins etc.
• É diurética: ajuda a eliminar e prevenir a retenção de líquidos. É adequada para casos de obesidade por excesso de líquidos (pessoa inchada).
• É hepatoprotetora: protege fígado e vesícula biliar, estimulando naturalmente a sua função, por isso é eficaz nos casos de hepatite.
• Melhora a função renal, facilitando a urina e prevenindo cistite e uretrite.
• Melhora a digestão e abre o apetite, sendo ideal para casos de inapetência ou anorexia.
• Atua como laxante suave.
• Melhora a condição da pele em problemas como espinhas, acne, urticária, psoríase etc., e a cicatrização de feridas.
• Acalma os problemas dos membros circulatórios pelo seu teor de tanino. Por isso, é útil em casos de varizes e hemorroidas.
• Mantém cabelo e pele saudáveis, graças ao seu teor de silício.
• É um excelente remédio para prevenir e tratar a anemia, pelo seu teor de ferro.

Endro 



O chá de endro pode ser usado para aumentar a produção de leite materno, tratar ânsia de vômito, problemas digestivos, dispepsia, espasmos gastrointestinais, hemorroidas, flatulências, espasmos gastrointestinais, problemas do fígado, hiperacidez estomacal e insônia. Além disso, por conter vitamina C, é excelente contra gripes e resfriados. Em alguns locais como no norte da África, a decocção dos frutos do endro é usada como antídoto para venenos.



Suas propriedades envolvem a ação antibacteriana, combatendo o crescimento excessivo das bactérias. Além disso, com propriedades bacteriostáticas e chemoprotective, o endro é uma excelente fonte de cálcio, sendo, dessa forma, um elemento de prevenção da perda óssea, que ocorre principalmente após a menopausa, como a artrite reumatoide.
Fonte de fibras, ferro, magnésio, manganês e vitamina C, o endro possui monoterpeno, que é responsável pela ativação da enzima glutationa-S-transferase, que auxilia no processo de fixação da molécula de glutationa antioxidante às moléculas oxidadas. Essas, de outra forma, causariam danos ao organismo humano. Devido às atividades dos óleos voláteis, o endro passa a ser considerado um alimento chemoprotective, semelhante à salsa, que ajuda na neutralização de alguns tipos de agentes cancerígenos como benzopirenos.


Erva De Passarinho


A planta é conhecida como erva de passarinho por se espalhar graças a esses animais, que ingerem os frutos e, consequentemente, as sementes e eliminam em locais diferentes junto com as fezes. Normalmente atavam as plantas lenhosas e árvores como laranjeiras e goiabeiras. Elas se alimentam sugando a seiva de suas hospedeiras, podendo, inclusive, causar a morte da árvore.

Entre seus benefícios, encontramos o combate a bronquites, pneumonia, pleurisia, hemoptise, dor no peito, pontadas, afecções respiratórias, doenças do útero, hemorragias e tosses.




Fucus


Trata-se de uma alga encontrada na maioria das vezes de forma microscópica, mas que ao ser hidratada poderá ter seu tamanho aumentado em até 10 vezes. Em 1811 a história da planta Fucus vesiculosus seria para sempre mudada, pois se descobriu através de um extrato da planta, o elemento químico que hoje conhecemos como iodo. Passou a ser grandemente explorada para finalidades terapêuticas, principalmente quando se entendeu que a planta também agia como estimulante natural da glândula tireóide. Ainda, tornou-se uma aliada do emagrecimento, pois acelera o metabolismo, que por sua vez aumenta a queima calórica.
Hoje pode-se concluir que a planta é excelente para:
  • Acelerar o metabolismo;
  • Azia;
  • Bulimia;
  • Celulite;
  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Controla a acidez do organismo;
  • Disfunções da tireoide;
  • Fortalecimento uterino;
  • Gorduras localizadas;
  • Intestino com mau funcionamento;
  • Infecções renais e urinárias;
  • Pele;
  • Problemas na vesícula;
  • Reumatismo;
  • Sobrepeso.




Funcho




O funcho, também conhecido popularmente como anis ou erva doce, é uma poderosa erva terapêutica largamente utilizada não só na medicina caseira, bem como na perfumaria, na culinária e como aromatizante.
Originária do Mediterrâneo e cultivada em várias regiões de climas temperado ou subtropical, esta planta possui raízes com propriedades diuréticas que são muito usadas em infusões para prevenir o acúmulo de líquidos no corpo. Já as sementes de funcho costumam ser utilizadas em chás para combater gases intestinais.



 Devido ao elevado teor de nutrientes presentes em sua composição, o funcho possui propriedades antiespasmódicas, estimulante, relaxante, vermífugo e antirreumático.
O chá preparado com a semente da erva doce é usado para combater os gases intestinais, sendo comum dá-lo a bebês e crianças pequenas. Este chá também é popularmente conhecido por tratar mulheres na fase da amamentação, pois aumenta a produção de leite e passa os benefícios da erva por meio dele, protegendo o bebê de cólicas.
O chá de funcho também é útil no tratamento de outras condições de saúde como indigestão, prisão de ventre, flatulência, tosses e diarreia, além de estimular o apetite, prevenir o mau hálito e azia. Por ter ação diurética, o chá de funcho também ajuda a combater os inchaços causados pela retenção de líquidos. A erva doce também possui efeito calmante e pode ser usada para auxiliar no tratamento de insônia e ansiedade.
Este chá também é bom para tratar a cólica dos bebês que já não mamam mais no peito, porém não deve ser utilizado sem orientação médica e nem em grandes quantidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário