sábado, 25 de agosto de 2018

Feijão Manteiga e seus Poderes





Advindo originalmente dos andes e de países mesoamericanos, o mais formalmente conhecido como Feijão de Lima, adquiriu este nome por ter sido muito exportado na época do vice-reinado espanhol do Peru. As caixas do feijão chegavam nas locações do resto das Américas e da Europa com seu lugar de origem identificado como “Lima-Peru”; consequentemente, o feijão acabou nomeado como tal.
O feijão manteiga traz consigo inúmeros benefícios que além de complementarem excepcionalmente bem uma dieta saudável e balanceada, incrementam muito na nossa saúde no geral! Ficou duvidando? Então veja só o que ele faz:


         Auxilia a criação de acetilcolina:
A acetilcolina é um neurotransmissor utilizado pela memória, portanto ela estimula a atividade função cerebral, nervosa e cognitiva. Esta, é gerada através da vitamina K, extremamente presente no feijão manteiga.


         Elimina açúcar do sangue;
           Este feijão reduz o índice glicêmico e controla o açúcar no sangue por conta de seu alto teor de fibra alimentar. Embora nenhum estudo científico vincule este feijão ao tratamento de diabetes, eles com certeza incrementam à saúde de pessoas diabéticas.
·          
      Desintoxica o corpo;
           Como sulfitos são conservantes muito comumente adicionados a alimentos processados, o feijão manteiga por ser rico em molibdênio mineral (componente chave para desintoxicação de sulfitos) ajudam a liberação destas substâncias e evitam a oxidação das células do corpo.
 

         Auxilia a digestão;
          Por conta da quantia elevada de fibras alimentares deste feijão os movimentos intestinais são estimulados, prevenindo constipação. São utilizados para tratarem a síndrome do intestino irritável e diverticulite.

 
         Redução dos níveis de colesterol ruim;
          Mais uma vez, a riqueza de fibras do feijão de lima entra em ação, o que previne a absorção de colesterol ruim no intestino.


         Alto teor de magnésio;
          Substância que contribui muito para um sistema cardiovascular saudável, o magnésio faz com que os vasos sanguíneos relaxem e regulem a pressão arterial.


         Rico em Proteínas, Ferro, Fibras e Cálcio;
          Além de proporcionarem um nível proteico comparável à carnes, e como vocês já estão sabendo, terem fibra de sobra, ainda são ricos em ferro e cálcio, auxiliando o fortalecimento de nossa estrutura óssea e combatendo a osteoporose


·         Combate Anemia e previne a Hipertensão;
          Por possuírem efeitos anti-hipertensivos, eles melhoram a pressão arterial e o fluxo de sangue além de combaterem a anemia por seu alto teor em carboidratos, potássio, mais uma vez, ferro e ácido fólico.


·         Rico em antioxidantes;
          Por serem uma rica fonte do mineral Manganês, o feijão manteiga evita coágulos sanguíneos, prevenindo infartos.


Esse feijão é mágico ou não é?! Poderíamos ficar falando dos benefícios dele até amanhã, mas vamos direto ao que interessa, não é mesmo? Pode fazer o que for, mas ele só age se estiver dentro de nosso sistema, e nada melhor do que uma bela receita saborosa pra fechar tudo com chave de ouro!
Para os(as) aventureiros(as) culinários(as) lhes apresento uma receita VEGANA deliciosa de Feijão Manteiga ao Curry, para desfrutarem com muito sabor de todos os poderes que esta sementinha nos traz!





Feijão Manteiga ao molho Curry

 

Aí vocês me dizem: “Nossa! Feijão com curry? É cada uma que essa gente inventa! Que negócio estranho!!!” Nada disso gente. Provem antes, porque vai valer à pena!
As proporções aqui passadas servem 2 pessoas, então sem mais delongas, aqui vão os ingredientes:

300g feijão manteiga cozido
1 colher de sopa de óleo de coco (Ou óleo vegetal)
1 colher de sopa de pó de curry
1 colher de chá de açafrão
½ colher de chá de páprica
½ colher de sopa de gengibre picado
2 tomates frescos cortados em cubos
1 pimenta verde cortada ao meio (opcional) ou 1 colher de sopa de Chimi Churry com pimenta Empório Granum
½ Colher de chá de suco de limão
½ colher de chá de açúcar mascavo
4 a 5 ramos ou folhas de coentro, picado bem fininho
Sal a gosto (Recomendação de meia colher de sopa)




MODO DE PREPARO:


  •          Aqueça o óleo de coco em uma panela;

  •          Em seguida adicione o pó de curry, açafrão, páprica e misture tudo junto ao gengibre;

  •          Deixe as especiarias assarem no óleo por cerca de 30 segundos;

  •          Depois, gradualmente, misture-os para que formem uma espécie de pasta. Assim que esta consistência for atingida, continue misturando, para que vá ficando mais densa;

  •          Adicione ½ copo de água e misture com a pasta. Deixe ferver por cerca de 5 minutos, ou até que a água comece a ser absorvida, e a pasta fique com uma aparência mais torrada;

  •          Agora, adicione os tomates e mais ½ copo de água;

  •         Adicione a pimenta ou o Chimi Churry. Mexa e deixe tudo cozinhar por cerca de 3 minutos;

  • ·         Quando os tomates amaciarem, comece a esmaga-los junto ao molho (não é necessário que esmague todos);

  •        Adicione o feijão manteiga previamente cozido. Você pode ajustar a consistência do molho com um pouco mais de água nesta fase. (O amido do feijão manteiga vai se desintegrar no molho, o deixando um pouco mais grosso);

  •          Adicione o suco de limão e o açúcar;

  •          Deixe ferver por mais 5 minutos. Adicione o coentro para incrementar o sabor.

  •          Mexa tudo e então desligue o fogo.

  •          Agora é só aproveitar a refeição!!!


Recomendamos que sirva sobre uma cama de arroz para complementar o sabor! Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário