sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Farinha de Sorgo para uma alimentação sem glúten


Cada vez mais a procura por alimentos sem glúten aumenta, já que o mesmo é ocasionalmente responsável por inflamações no organismo, ocasionando inchaços, desconfortos abdominais e estimulando a retenção de líquidos pelo corpo, especialmente naqueles que são alérgicos a esta proteína. E por não conter glúten, é aqui que a farinha de sorgo entra. É extremamente nutritiva, cheia de qualidades e substitui facilmente a farinha de trigo. Aqui vão alguns de seus benefícios:


Não contém glúten;
Como mencionado anteriormente, além de ser imensamente mais nutritiva que a farinha de trigo, não contém glutén, sendo um excelente ingrediente para aqueles que buscam evitar esta proteína em suas alimentações, além de ser um alimento completamente orgânico.

Fonte de fibra;
Contém cinco vezes mais fibras do que a farinha de trigo e suprindo 44% da ingestão de fibra diária necessária.

Ajuda a saúde digestiva
Por conter uma grande quantidade de fibra, regula o trânsito intestinal e facilita a digestão, prevenindo constipações.

Possui propriedades anti-inflamatórias;
O sorgo possui uma grande quantidade de antioxidantes, estando diretamente ligados com a prevenção de cânceres, diabetes, doenças neurológicas e algumas doenças cardíacas.

Elimina o colesterol ruim do corpo;
Fazer uso diário de farinha de sorgo, pode ajudar a eliminação do colesterol ruim do corpo e a rejuvenescer suas artérias, uma vez que a alta quantidade de fibra presente no grão remove o colesterol de suas artérias, além de conter compostos vegetais protetores chamados de policosanol, benéficos para a saúde cardíaca.

Controla o açúcar no sangue;
Rica em proteínas, fibra e amido, a farinha de sorgo leva mais tempo do que os grãos refinados para ser digerida, reduzindo a velocidade com que o açúcar é liberado em nossa corrente sanguínea, e consequentemente, reduzindo a chance de picos glicêmicos, beneficiando pessoas diabéticas, ou com a prevenção da doença.

Previne a formação de cataratas;
Por ser rica em vitamina A,o sorgo ajuda a saúde ocular, além de conter betacaroteno, que previne a formação das cataratas.

Intensifica o sistema imunológico;
A farinha de sorgo ajuda na ingestão e na absorção da vitamina C, vitamina diretamente associada com o aumento de produção de glóbulos brancos que fortalecem a imunidade. Portanto, é recomendado o consumo desta farinha acompanhado de uma alimentação rica em vitamina C para que seus benefícios se complementem.



Para aqueles se perguntando quais as quantidades de farinha de sorgo necessárias para substituir a farinha de trigo, não precisa se preocupar, 1 xícara de farinha de trigo é equivalente a 1 xícara de farinha de trigo.
Por hoje é isso! Espero que vocês tenham gostado de aprender mais, e até a próxima matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário