sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Outubro Rosa! Prevenção do Câncer de Mama




Como vocês já devem estar sabendo, outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o segundo câncer mais frequente e o tumor que mais ataca as mulheres. E em homenagem a isto, na nossa matéria de hoje citaremos alguns itens que podem ajudar a nos prevenirmos contra esta doença, e comidas ou costumes alimentícios que são nocivos para a causa. Lembre-se que nossa alimentação é essencial, e pode nos influenciar tanto de forma positiva quanto negativa, então tentem sempre ingerir alimentos de boa qualidade! Sem mais delongas, vamos a lista do que fazer e do que não fazer:



ALIMENTOS POSITIVOS:

Brócolis: O consumo regular de brócolis por pelo menos uma vez por semana, pode diminuir o risco do câncer de mama em até 40%, segundo um estudo feito em 5 mil mulheres suecas. Por ser uma boa fonte de vitamina C, vitamina A, fibras, cálcio, ácido fólico e sulforano, estimulando as enzimas do corpo a eliminarem substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo. Outros vegetais com o mesmo efeito são o repolho e a couve-flor.

Peixes: Por ser uma fonte de proteína com uma alta quantia de gordura insaturada, em vez de saturada, é muito benéfico para a saúde por aumentar o nível de colesterol bom, ajudando na estruturação da membrana das células.

Frutas Vermelhas: As frutas no geral são alimentos naturalmente ricos em fibras, mas as frutas vermelhas especificamente contêm fitonutrientes anticancerígenos que retardam o crescimento de células malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos. Contém também altas quantidades de vitamina C, flavonoides, além das fibras antes mencionadas.

Cenoura: Graças a sua grande fonte de beta caroteno, a cenoura protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres.


ALIMENTOS NEGATIVOS:

Carne Vermelha: O alto consumo deste alimento pode contribuir para o ganho de peso, e para o estímulo de processos inflamatórios no organismo, além de conter gorduras saturadas.

Gordura: Evite consumir alimentos muito gordurosos, pois estes estimulam os processos inflamatórios, aumentando os índices de câncer de mama, especialmente na pós-menopausa.

Frituras: Como mencionado anteriormente, as gorduras saturadas são grandes parceiras do câncer de mama, então evite as frituras o máximo possível!


É isso! Acompanhem todas essas recomendações com uma boa rotina de exercícios físicos, que você estará usando todas as suas armas, para combater esta doença! Obrigado por lerem a matéria de hoje! Espero que tenham gostado, e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário